sábado, 16 de abril de 2011

A HISTORIA FASCINANTE

Emival Eterno Costa, nascido em Gioanápolis no dia 25 de Julho de 1963, é um cantor brasileiro do gênero sertanejo.
Emival virou Leonardo em 1981, quando junto com seu irmão José Luís Costa, formaram uma dupla sertaneja, chamada de Leandro e Leonardo.
A primeira conquista da dupla a vitória num programa de calouros que era realizado pala TV Local. Com o dinheiro ganho no concurso eles foram para São Paulo e lá gravaram seu primeiro albúm, que teve apenas 500 vendas e foi um fracasso. Apesar do disco não ter feito sucesso, abriu as portas para que fossem contratados por uma gravadora, na qual lançaram dois discos: “Leandro e Leonardo volume 1″ em 1986, e “Leandro e Leonardo volume 2″ em 1987. Até então os dois já eram conhecidos no estado de Goiás, e no meio sertanejo.
O sucesso nacional da dupla veio com o lançamento do álbum
“Leandro e Leonardo Vol.3″
Já no ano seguinte, 1990, eles lançaram agora pela gravadora Chantecler o quarto álbum da carreira, com o mesmo nome de “Leandro & Leonardo”. Este álbum emplacou mais dois sucessos no final do ano de 1990, o hit “Pense em Mim” (escrita por Douglas Maio, Mário Soares e Zé Ribeiro) que chegou ao sexto lugar na parada, e a canção “Desculpe, Mas Eu Vou Chorar” (escrita por César Augusto, Gabriel) que chegou ao 34º lugar na parada. No mesmo ano de 1990, a canção “Entre Tapas e Beijos” ainda permanecia nas paradas, na 92º colocação.
No ano seguinte, 1991 eles lançaram um novo álbum “Leandro & Leonardo Vol. 5″ pela mesma gravadora, Chantecler. E com ele vieram novos hits: “Paz na Cama” (escrita por Edson Mello e Rhael) que bateu o record de execuções tocando 2.500 vezes num único dia segundo registros de 1991, “Não Aprendi a Dizer Adeus” (escrita por Joel Marques) 70º Lugar nas paradas, e a canção do álbum anterior de 1990, que só veio a fazer sucesso no ano seguinte “Você Ainda Vai Voltar” (escrita por César Augusto) 79º Lugar nas paradas. No ano de 1992, a dupla lançou outro álbum com o mesmo nome dos outros, pela mesma gravadora. Este álbum rendeu a dupla um sucesso maior que o esperado, além dos hits “Não Olhe Assim” (42º Lugar), e o sucesso internacional “Temporal de Amor”, escrita por Cecílio Nena, regravada mais tarde em espanhol. Em 1993, já pela Warner Music, lançaram um novo álbum, e emplacaram o hit “Mexe Mexe” (17º Lugar nas Paradas). No ano de 1994 lançaram o álbum “Leandro e Leonardo Vol. 8″, que conseguiu uma colocação nas paradas de 1994 com a canção de Piska e César Augusto “Dor de Amor Não Tem Jeito” 68º lugar.
No nono álbum da carreira, lançado em 1995, conseguiram emplacar mais um hit, dessa vez com influências do country, a canção “Festa de Rodeio” escrita por Reinaldo Barriga, César Rossini e César Augusto. Em 1996, ainda pelo nono álbum, a dupla emplacou o hit “Eu Juro”, uma versão em português da canção “I Swear”, escrita por F.J.Myers e G.Baker. E do novo álbum de 1996, “Leandro e Leonardo Vol. 10″, saiu o hit “Doce Mistério”. No 11º álbum, de 1997 lançaram o sucesso nacional “Cerveja” 49º lugar nas paradas. Em 1998 lançaram um álbum infantil com o nome de “Só Para Crianças”, com músicas infantis clássicas como “Noite Feliz” e “Se essa rua fosse minha”. No mesmo ano de 1998, lançaram o álbum “Um Sonhador” pela BMG Brasil, o último da carreira, e com muitos sucessos: “Deu Medo” (21º lugar nas paradas), “Um Sonhador” (76º Lugar nas Paradas) e “Cumade e Cumpade” (88º Lugar nas Paradas).
A dupla acabou em 1998, após lançamento do álbum “Um Sonhador”, Leandro morreu por um tipo raro de câncer no pulmão. Leonardo seguiu carreira solo, e mantém o contrato com a BMG. Em 1999 já lançou seu primeiro álbum solo com grandes sucessos. Em 2007 a Rede Globo exibiu um especial sobre a dupla, que contava com depoimentos de famosos como Xuxa e Daniel dentre outros.
A partir daí Leonardo, após um tempo afastado dos palcos, voltou a carreira de cantor, desta vez seguindo carreira solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário